• OXO Consultoria

O Ciclo de Vida dos Dados

Atualizado: Abr 2

Você sabe qual é o ciclo de vida dos seus dados? Leia este artigo e saiba mais sobre todos os passos dentro do ciclo de vida dos dados.



Nos dias atuais a busca por dados e informações vem crescendo exponencialmente, seja para a realização de análises de desvios ou até mesmo para obtenção de relatórios intuitivos e interativos. Mas ligado a isso, muitas pessoas se perguntam: Qual é o ciclo de vida dos meus dados?


Com a consolidação do Big Data no mercado empresarial, ganha destaque, a necessidade de se ter um enfoque especial na questão dos dados e, assim, considerando isto como ponto de referência como: sua obtenção, seu armazenamento e divulgação das informações, neste último item principalmente com a nova lei LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).


No ciclo de vida dos dados existem muitas vertentes, porém em uma visão macro e bem didática, abaixo iremos abordar este ciclo em 4 etapas:


  1. Entrada de Dados;

  2. Armazenamento e Backup's

  3. Análises e Automações;

  4. Relatórios e Gráficos.


1. ENTRADA DE DADOS


Para obtermos os dados temos várias formas de entrada, sejam elas: através de formulários preenchido em seu site, com informações digitadas por um usuário em seu sistema, ou até mesmo através de integrações com outros sistemas.

Mas uma coisa importante que temos que levar em consideração é: a necessidade. Não precisamos coletar dados que não sejam necessários e/ou utilizados no futuro, pois isso acarreterá em mais espaço de armazenamento e controles, gerando assim trabalhos e gastos totalmente desnecessários.



2. ARMAZENAMENTO E BACKUP's


Todos os dados que coletamos precisam ser armazenados, sejam eles em um servidor interno (Data Mart e/ou Data Lake) na sua empresa ou até mesmo na nuvem.

Mas tão importante quanto o armazenamento é o backup destes dados, se possível em mais de uma forma, por exemplo: se você realiza o backup dos dados em um HD Externo, realize este mesmo backup na nuvem ou vice-versa, pois assim garante que caso aconteça algo com um backup, você terá uma outra cópia de segurança para a restauração dos seus dados.


DICA: Outra prática que devemos sempre nos atentar é de tempos em tempos, realize uma restauração dos seus backup's, assim, terá certeza que seu backup está sendo realizado corretamente e que não haverá perda dos seus dados.



3. ANÁLISES E AUTOMAÇÕES


Com os dados necessários obtidos e devidamente armazenados, podemos partir para o ciclo 3. Este item é muito peculiar, pois cada empresa tem suas necessidades e formas de analisar seus dados em busca de desvios, porém as automações podem ser utilizadas em várias empresas, por exemplo:


  1. Contratação de Pessoal;

  2. Solicitação de Férias;

  3. Emissão de Orçamentos;

  4. Emissão de Pedidos.


No caso dos itens 1 e 2, independemente do ramo de atividade da empresa, o processo é muito similar em todas as empresas, já nos itens 3 e 4 podem variar de acordo com cada ramo, porém se temos um processo criado, otimizado e em uso numa empresa, que seja similiar ao utilizado em seu negócio, não há motivos que para não o utilizarmos, sendo do mesmo ramo de atividade ou não.



4. RELATÓRIOS E GRÁFICOS


Como no ciclo 3 (Análises e Automações), este ciclo pode variar de empresa para empresa, onde cada responsável pelas tomadas de decisões deseja ter a sua visão para o seu negócio.


Neste item, o que pode variar muito é a forma de divulgação destes relatórios sendo de forma estática com relatórios e regras de negócios já pré-definidas, ou de forma interativa num ambiente web, onde podemos filtrar e classificar os dados de forma a termos a melhor visão dos resultados.



Como falamos no início deste artigo, abrangemos aqui uma visão macro do ciclo de vida dos dados, existem muitos outros pontos que podem ser discutidos mas tentamos aqui ser o mais didático para que todos tenham uma noção do que este ciclo abrange!


Caso necessite de mais informações entre em contato conosco!

Teremos o imenso prazer em atendê-lo e apresentar em como a OXO Consultoria pode te auxiliar neste processo dentro da sua empresa!

1 visualização
©2020 por OXO Consultoria  |  comercial@oxoconsultoria.com.br  |  +55 11 95740-4383